Mupi Troika

Notícias

Notícias
Dezembro 21, 2021 12:22 PM

Temos programa!

As propostas do Bloco de Esquerda para as legislativas de 2022 já estão disponíveis.

Investir no Serviço Nacional de Saúde, descongelar o salário médio, atualização das proteções sociais, combate à crise climática e reverter a Lei Cristas, estas são algumas das propostas que o Bloco apresenta para o país.

Consulta o programa na íntegra em:

https://programa2022.bloco.org/

Notícias
Dezembro 1, 2021 11:50 AM

No Orçamento do Estado para 2022 o Partido Socialista recusou todas as propostas do Bloco de Esquerda para reforçar o Serviço Nacional de Saúde, devolver direitos aos trabalhadores ou acabar com os cortes nas pensões. Ao mesmo tempo, manteve a precariedade laboral, deixou degradar a saúde, a justiça e a escola pública e falhou na resposta à cultura e às alterações climáticas.

Este é o momento de escolher o que queremos para o nosso futuro. O país exige melhores serviços públicos, justiça social e melhor salário, justiça climática e uma sociedade livre de preconceitos e de ódios.

Em Aveiro, o Bloco é a esquerda que elege. O voto útil à esquerda é no Bloco de Esquerda. Em 2019 elegemos 2 deputados pelo distrito e isso tem sido determinante para colocar vários assuntos do distrito na agenda nacional, desde o investimento na saúde (como nos hospitais de Ovar, Estarreja ou Espinho), a criação de um parque natural da região de Aveiro ou a requalificação urgente da linha do Vouga, entre outros. A eleição de deputados do Bloco pelo distrito de Aveiro tem sido determinante também a nível nacional, como a criação da primeira Lei de Bases do Clima ou o reforço do Serviço Nacional de Saúde.

Para continuar a lutar pela mudança necessária no distrito e no país, o Bloco de Esquerda apresenta a lista de candidatas e candidatos pelo distrito de Aveiro: ler mais

Notícias
Março 26, 2020 04:23 PM

Mesmo em pleno estado de emergência a fatura não baixa. Bem pelo contrário: A tarifa fixa abastecimento de água de 0,1472 passou para 0,161. Já a tarifa variável do abastecimento de água do 1º escalão passou de 0,5784 para 0,6328 e o 2º escalão de 1,5424 passou para 1.6824. A tarifa fixa saneamento passou de 0,1455 para 0,1592. A tarifa variável de saneamento do 1º escalão de 0,7159 passou para 0,7832 e o 2º escalão passou de 1,5359 para 1,6802. Já a taxa de recursos hídricos de 0,0313 passou para 0,0364. Estes aumentos tiveram início em 03/03/2020. Numa altura destas em que a população sofre as consequências dramáticas da pandemia provocada pelo COVID 19 esperava-se uma posição firme por parte do presidente da Câmara para que seja exigida a suspensão imediata do pagamento das tarifas de água e de saneamento para defender os habitantes do Concelho.

Notícias
Março 17, 2020 02:12 PM

Numa conferência de imprensa sem a presença de jornalistas na sala, Catarina Martins respondeu às perguntas enviadas por telemóvel durante a transmissão online. Foi a primeira conferência de imprensa de um partido português neste formato, evitando assim a deslocação e a presença física dos profissionais de informação na mesma sala, devido à atual pandemia do Covid-19.

A seguir aos agradecimentos “aos profissionais de saúde que têm sido incansáveis e a todos os outros profissionais que são necessários todos os dias para o país poder funcionar” e às condolências à família e amigos da primeira vítima mortal do Covid-19 no nosso país, Catarina afirmou que sem prejuízo de medidas urgentes de reforço do SNS e de apoio à economia, o governo deve  desde já adotar medidas para proteger quem trabalha.

Notícias
Março 14, 2020 05:39 PM

Aos 17 anos começou a participar em atividades culturais, especialmente na associação ARCA, dedicando-se ao cinema e à poesia; foi aqui que conheceu alguma literatura conotada com a oposição ao regime fascista de então. Desde essa época familiarizou-se com ativistas de esquerda e pertenceu ao núcleo local da Liga Comunista Internacionalista. Cumpriu o serviço militar em 1974-75 na região de Lisboa e no movimento dos Soldados Unidos Vencerão. Enquanto membro do Movimento das Forças Armadas, teve um papel ativo junto do movimento associativo, experiência que o marcou profundamente na sua atividade sindical. Em 1976 regressa ao trabalho no calçado e desde finais dos anos 70 integrou a direcção do Sindicato do Calçado do distrito de Aveiro.  

Notícias
Julho 2, 2019 09:32 AM

O cantor de Aveiro, com 45 anos, licenciado em filosofia e antigo andebolista é o mandatário da lista pelo círculo eleitoral de Aveiro.

«Aceitei ser mandatário do Boco de Esquerda nestas eleições porque acredito no seu projecto político, na sua liderança e reconheço a importância do trabalho que tem desenvolvido dentro e fora no parlamento. Considero ainda que a candidatura e a lista reúnem as caraterísticas necessárias para aprofundar esse trabalho.

 
Acredito na importância de cada cidadão se informar sobre os diferentes projectos políticos, participar o mais possível na sua construção, tomar partido e cultivar o confronto com ideias distintas das suas.

Por defender o SNS e a escola pública como conquistas civilizacionais, por defender a biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra, para ajudar a promover a verdadeira inclusão social de todos os cidadãos, os direitos laborais e a importância do papel do Estado nesse desígnio, dou a cara pelo Bloco de Esquerda».

Notícias
Junho 18, 2019 03:16 PM

A lista do BE candidata pelo círculo eleitoral de Aveiro, às eleições legislativas de 6 de Outubro, foi aprovada em assembleia geral de aderentes do distrito de Aveiro e ratificada pela mesa nacional do BE, no passado sábado. Ler aqui a lista completa

Opinião

Em Águeda, em dezembro de 2020, estavam inscritas no centro de emprego 1.087 pessoas. É importante considerar que muitos seriam trabalhadores com contratos a termo, ou falsos recibos verdes. Aliás, esses vínculos representavam 30% do total dos trabalhadores do município, em 2018. Daí, também a necessidade de políticas municipais que combatam a precariedade. 

Precisamos de um dia para dar visibilidade à parte da humanidade que é a maioria da população? Por si só, isso demonstra uma grande aberração na nossa sociedade. Já faz 109 anos desde a primeira celebração oficial do 8 de março e, infelizmente, a situação entre homens e mulheres permanece assimétrica.