Share |

Sobre: Notícias

Março 17, 2020

Numa conferência de imprensa sem a presença de jornalistas na sala, Catarina Martins respondeu às perguntas enviadas por telemóvel durante a transmissão online. Foi a primeira conferência de imprensa de um partido português neste formato, evitando assim a deslocação e a presença física dos profissionais de informação na mesma sala, devido à atual pandemia do Covid-19.

A seguir aos agradecimentos “aos profissionais de saúde que têm sido incansáveis e a todos os outros profissionais que são necessários todos os dias para o país poder funcionar” e às condolências à família e amigos da primeira vítima mortal do Covid-19 no nosso país, Catarina afirmou que sem prejuízo de medidas urgentes de reforço do SNS e de apoio à economia, o governo deve  desde já adotar medidas para proteger quem trabalha.

Março 14, 2020

Aos 17 anos começou a participar em atividades culturais, especialmente na associação ARCA, dedicando-se ao cinema e à poesia; foi aqui que conheceu alguma literatura conotada com a oposição ao regime fascista de então. Desde essa época familiarizou-se com ativistas de esquerda e pertenceu ao núcleo local da Liga Comunista Internacionalista. Cumpriu o serviço militar em 1974-75 na região de Lisboa e no movimento dos Soldados Unidos Vencerão. Enquanto membro do Movimento das Forças Armadas, teve um papel ativo junto do movimento associativo, experiência que o marcou profundamente na sua atividade sindical. Em 1976 regressa ao trabalho no calçado e desde finais dos anos 70 integrou a direcção do Sindicato do Calçado do distrito de Aveiro.  

Julho 2, 2019

O cantor de Aveiro, com 45 anos, licenciado em filosofia e antigo andebolista é o mandatário da lista pelo círculo eleitoral de Aveiro.

«Aceitei ser mandatário do Boco de Esquerda nestas eleições porque acredito no seu projecto político, na sua liderança e reconheço a importância do trabalho que tem desenvolvido dentro e fora no parlamento. Considero ainda que a candidatura e a lista reúnem as caraterísticas necessárias para aprofundar esse trabalho.

 
Acredito na importância de cada cidadão se informar sobre os diferentes projectos políticos, participar o mais possível na sua construção, tomar partido e cultivar o confronto com ideias distintas das suas.

Por defender o SNS e a escola pública como conquistas civilizacionais, por defender a biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra, para ajudar a promover a verdadeira inclusão social de todos os cidadãos, os direitos laborais e a importância do papel do Estado nesse desígnio, dou a cara pelo Bloco de Esquerda».

Junho 18, 2019

A lista do BE candidata pelo círculo eleitoral de Aveiro, às eleições legislativas de 6 de Outubro, foi aprovada em assembleia geral de aderentes do distrito de Aveiro e ratificada pela mesa nacional do BE, no passado sábado. Ler aqui a lista completa

Outubro 12, 2018

A empresa em questão tem, até ao momento, uma dívida para com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira no valor de mais de 600 mil euros, que são cerca de 40% da receita, logo, esta concessionária tem em seu poder mais de 1,5 milhões de euros, dinheiro esse, mais do que suficiente para o cumprimento das suas obrigações. É também do conhecimento geral que esta empresa não paga desde julho de 2008 à Câmara Municipal. Os deputados municipais do BE já questionaram a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Ler aqui

Junho 19, 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado das eleições para a Comissão coordenadora distrital de Aveiro do BE

No passado sábado dia 16 de junho, das 15h às 19h, realizaram-se as eleições para a Comissão coordenadora distrital de Aveiro do BE.

90 Votantes. 89 Votos na moção A. 1 Voto nulo. Ler aqui o programa e a lista eleita.

Maio 24, 2018

Assunto: Eleições para a Comissão Coordenadora Distrital de Aveiro (CCDA) de 16 de junho de 2018

Foi recebida uma candidatura à CCDA (ler aqui) e a saber:

-- moção “Mais Bloco: mais justiça na economia, melhores serviços públicos”, doravante designada por moção A;

Verificada a candidatura, concluiu-se pela respetiva regularidade.

A Mesa da Assembleia Eleitoral (MAE) é composta por Joaquim Dias, Nuno Serrano e pelo representante da Moção A, Eduardo Couto.

É importante a tua participação em todos os processos eleitorais do Bloco de Esquerda. Nestas eleições, poderás votar das seguintes formas:

a) Voto presencial, Urnas abertas nas sedes de: Aveiro, Águeda, Ovar, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, no sábado dia 16 de junho, das 15h00 às 19h00.

b) Voto por correspondência, desde que recebido pela MAE até às 20h00 de sexta-feira, 15 de junho. Devem-se seguir as instruções que receberás por carta. 

Pela CCDA em exercício

Maio 16, 2018

Os deputados do Bloco, Moisés Ferreira, Luis Monteiro e Joana Mortágua deram entrada hoje nos serviços da Assembleia da República, de um projecto de resolução para a requalificação urgente da Escola Secundária de Esmoriz.  ler aqui o projecto de resolução para a requalificação urgente da Escola Secundária de Esmoriz

Maio 2, 2018

Eleições para a Comissão Coordenadora Distrital de Aveiro

A Comissão Coordenadora Distrital de Aveiro (CCDA), reunida a 1 de maio, deliberou, ao abrigo dos Estatutos do Bloco de Esquerda, convocar a Assembleia Distrital Eleitoral com o seguinte calendário:

  • 23 de maio de 2018 até às 17h00– data limite para a entrega das candidaturas à CCDA;
  • 9 de junho de 2018 – debate eleitoral, na sede de Aveiro às 21.30h;
  • 16 de junho de 2018 (sábado)– eleições para a CCDA. Urnas abertas das 15h00 às 19h00, em Aveiro, Mealhada, Águeda, Ovar, João da Madeira e Santa Maria da Feira;

A entrega de candidaturas deve dar entrada através do e-mail bedistritalaveiro@gmail.com

As eleições regem-se pelo Regulamento Eleitoral das Comissões Coordenadoras Distritais/Regionais/Concelhias. Ler aqui

Junho 18, 2017

Face à tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, a distrital do Bloco de Esquerda cancelou todas as iniciativas previstas para hoje.

A distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro, manifesta as mais sentidas condolências às famílias das vítimas desta catástrofe.

A apresentação da candidatura de Espinho fica adiada.

Janeiro 4, 2017

Na manhã do primeiro dia do ano, foi realizada uma descarga pela ETAR que fica junto ao rio Uíma, em Fiães (concelho de Santa Maria da Feira), que deixou a água do rio com odor pestilento e a água muita turba. É uma coincidência estranha, esta descarga ocorrer na manhã do primeiro dia do ano. Têm sido recorrentes as descargas de efluentes não tratados no rio Uíma, cuja proveniência tem origem num emissário que liga a estação de tratamento de águas residuais de Fiães ao curso de água.

Dezembro 15, 2016

Pela segunda vez, num espaço de meio ano, o Outdoor do BE alusivo ao aumento do salario mínimo, situado em Santa Maria de Lamas, foi vandalizado.

Relembramos que esta estrutura está colocada nesta rotunda há vários anos e nunca foi alvo de qualquer ato de vandalismo. A primeira vez foi acerca de meio ano com arremesso de balões de tinta aquando da campanha do BE em defesa da escola pública. Agora, como não gostaram do aumento do salário mínimo, resolveram começar a rasgar o nosso cartaz. 

Novembro 13, 2016

Catarina Martins sexta-feira dia 18 na cidade de Aveiro, às 21.30h, na casa da sustentabilidade

Novembro 11, 2016

O Bloco de Esquerda está na rua com a ediição de um folheto especial sobre o Orçamento do Estado para 2017. Para além da recuperação de rendimentos e da valorização das pensões, o destaque vai para as medidas que o Bloco conseguiu fazer aprovar nos cortes das rendas da energia para fazer baixar a fatura dos consumidores. Ler folheto.