
O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares visitou a A4, associação dos amigos dos animais de Águeda.
Esta associação tem a seu encargo cerca de 300 cães, fazendo um trabalho meritório na recolha de animais doentes, feridos, abandonados e maltratados.
Reconhecemos que a A4 tem por incumbência salvar animais abandonados e animais em risco,do concelho de Águeda, promover a sua recuperação e encaminhá-los para adoção responsável.
Todo este trabalho envolve custos monetários elevadíssimos e um esforço gigantesco dos voluntários que trabalham nesta associação.
Esta associação precisa de realizar obras urgentes de ampliação. Em particular a construção de novas celas, pavimentação de todo o espaço, ligação à rede de água e saneamento.
Esta associação cumpre um papel importante na comunidade. No entanto a autarquia tinha por obrigação, ter um papel mais activo na ajuda a esta associação, que substitui a câmara municipal, por esta não conseguir dar resposta às necessidades que lhe são colocadas. Lembramos que o canil municipal não chega, nem de perto, nem de longe, para as necessidades do concelho, pelo que a ação da A4 se torna ainda mais importante.
Para o BE, a autarquia de Águeda não está a ter capacidade para acompanhar as reais necessidades desta associação, que cumpre com uma função importante de defesa da saúde pública e do bem-estar animal.
É urgente que a câmara municipal e o seu presidente, deixem de lado o show-off e passem apoiar condignamente as associações, que inclusive substituem a autarquia por esta estar inoperante em vários sectores da vida do concelho.