BE recusa novas portagens nas ex-SCUTs

Vários relatórios e estudos confirmam que a introdução de portagens nas ex-SCUTS foi ruinosa para o Estado. Os cidadãos pagam as portagens e continuam a pagar através de impostos rendas excessivas para manter os privilégios das Parcerias Público-Privadas.

O Governo PSD/CDS-PP não afronta os privilégios das PPPs e com a introdução de novas portagens vai buscar ainda mais dinheiro ao bolso dos portugueses para o buraco negro das Parcerias Público-Privadas. O Bloco de Esquerda opõe-se à introdução de novas portagens assim como às já existentes nas ex-SCUTS dado que as portagens não baixaram os encargos financeiros do Estado com as PPPs, bem pelo contrário aumentaram drasticamente esses encargos.

A introdução de novas portagens é económica e socialmente desastrosa. O governo PSD/CDS-PP acrescenta novas portagens para manter as rendas excessivas das PPP’s atacando os rendimentos das populações. A economia local e a qualidade de vida das comunidades envolventes diminui.

Pelas informações conhecidas, o Governo deverá introduzir estas novas portagens através de um Decreto-Lei sem passagem pela Assembleia da República. O BE tudo fará para que esta medida seja discutida e votada na Assembleia da República e tudo fará para que as novas portagens sejam chumbadas.

Na sexta-feira, o Bloco de Esquerda contactou com a população em Cacia onde registou os impactos do desvio do trânsito das ex-SCUT para a EN109. O resultado pode ser visto neste vídeo: http://youtu.be/sCu8R5wT-Hw