BE quer que governo explique irregularidades na Flex2000
O Bloco de Esquerda teve conhecimento que na empresa Flex2000, com sede e serviços administrativos em Esmoriz, mas com as Instalações Industriais na Zona Industrial de Ovar Fase III, Rua Eng. Ferreira Dias S/N 3880-327 Ovar, ocorreu um acidente de trabalho bastante grave nos últimos dias.
É imperioso que as empresas cumpram escrupulosamente com todas as normas de Segurança e Saúde no Trabalho previstas na legislação em vigor. Quando isso não acontece, a segurança e saúde dos trabalhadores fica em risco. É, por isso, imprescindível que a Autoridade para as Condições do Trabalho verifique no terreno se as empresas cumprem com toda a legislação existente.
Chegou também ao conhecimento do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda que esta empresa está a instalar um sistema de videovigilância com câmaras direcionadas para os postos de trabalho, passando assim a filmar os trabalhadores nos seus locais de trabalho.
Relembramos que os trabalhadores só podem ser filmados no exercício das suas funções se isso servir para proteger e garantir a segurança de pessoas e de bens, o que não é o caso, bem pelo contrário.
Existem ainda relatos de situações e comportamentos levados a cabo por membros da administração e proprietários que têm como objetivo pressionar os trabalhadores para ritmos de trabalho crescente, podendo esses comportamentos configurar assédio moral. Esta empresa pressiona os trabalhadores para ter ritmos de trabalho muito elevados, que são incompatíveis com a natureza humana. Os ritmos de trabalho elevados causam sempre doenças profissionais. Acresce que esta empresa é conhecida por pagar salários muito baixos aos trabalhadores da produção e de recorrer constantemente ao trabalho precário.
Face ao exposto, o grupo parlamentar do BE questionou o governo. Ler aqui
Anexo | Tamanho |
---|---|
mtss_flex2000_1.pdf | 528.03 KB |