Mupi Troika

Março 26, 2020 04:23 PM

Mesmo em pleno estado de emergência a fatura não baixa. Bem pelo contrário: A tarifa fixa abastecimento de água de 0,1472 passou para 0,161. Já a tarifa variável do abastecimento de água do 1º escalão passou de 0,5784 para 0,6328 e o 2º escalão de 1,5424 passou para 1.6824. A tarifa fixa saneamento passou de 0,1455 para 0,1592. A tarifa variável de saneamento do 1º escalão de 0,7159 passou para 0,7832 e o 2º escalão passou de 1,5359 para 1,6802. Já a taxa de recursos hídricos de 0,0313 passou para 0,0364. Estes aumentos tiveram início em 03/03/2020. Numa altura destas em que a população sofre as consequências dramáticas da pandemia provocada pelo COVID 19 esperava-se uma posição firme por parte do presidente da Câmara para que seja exigida a suspensão imediata do pagamento das tarifas de água e de saneamento para defender os habitantes do Concelho.

Março 17, 2020 02:12 PM

Numa conferência de imprensa sem a presença de jornalistas na sala, Catarina Martins respondeu às perguntas enviadas por telemóvel durante a transmissão online. Foi a primeira conferência de imprensa de um partido português neste formato, evitando assim a deslocação e a presença física dos profissionais de informação na mesma sala, devido à atual pandemia do Covid-19.

A seguir aos agradecimentos “aos profissionais de saúde que têm sido incansáveis e a todos os outros profissionais que são necessários todos os dias para o país poder funcionar” e às condolências à família e amigos da primeira vítima mortal do Covid-19 no nosso país, Catarina afirmou que sem prejuízo de medidas urgentes de reforço do SNS e de apoio à economia, o governo deve  desde já adotar medidas para proteger quem trabalha.

Março 14, 2020 05:39 PM

Aos 17 anos começou a participar em atividades culturais, especialmente na associação ARCA, dedicando-se ao cinema e à poesia; foi aqui que conheceu alguma literatura conotada com a oposição ao regime fascista de então. Desde essa época familiarizou-se com ativistas de esquerda e pertenceu ao núcleo local da Liga Comunista Internacionalista. Cumpriu o serviço militar em 1974-75 na região de Lisboa e no movimento dos Soldados Unidos Vencerão. Enquanto membro do Movimento das Forças Armadas, teve um papel ativo junto do movimento associativo, experiência que o marcou profundamente na sua atividade sindical. Em 1976 regressa ao trabalho no calçado e desde finais dos anos 70 integrou a direcção do Sindicato do Calçado do distrito de Aveiro.

Julho 2, 2019 09:32 AM

O cantor de Aveiro, com 45 anos, licenciado em filosofia e antigo andebolista é o mandatário da lista pelo círculo eleitoral de Aveiro.

«Aceitei ser mandatário do Boco de Esquerda nestas eleições porque acredito no seu projecto político, na sua liderança e reconheço a importância do trabalho que tem desenvolvido dentro e fora no parlamento. Considero ainda que a candidatura e a lista reúnem as caraterísticas necessárias para aprofundar esse trabalho.

Acredito na importância de cada cidadão se informar sobre os diferentes projectos políticos, participar o mais possível na sua construção, tomar partido e cultivar o confronto com ideias distintas das suas.

Por defender o SNS e a escola pública como conquistas civilizacionais, por defender a biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra, para ajudar a promover a verdadeira inclusão social de todos os cidadãos, os direitos laborais e a importância do papel do Estado nesse desígnio, dou a cara pelo Bloco de Esquerda».

Junho 18, 2019 03:16 PM

A lista do BE candidata pelo círculo eleitoral de Aveiro, às eleições legislativas de 6 de Outubro, foi aprovada em assembleia geral de aderentes do distrito de Aveiro e ratificada pela mesa nacional do BE, no passado sábado. Ler aqui a lista completa

Outubro 12, 2018 10:49 AM

A empresa em questão tem, até ao momento, uma dívida para com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira no valor de mais de 600 mil euros, que são cerca de 40% da receita, logo, esta concessionária tem em seu poder mais de 1,5 milhões de euros, dinheiro esse, mais do que suficiente para o cumprimento das suas obrigações. É também do conhecimento geral que esta empresa não paga desde julho de 2008 à Câmara Municipal. Os deputados municipais do BE já questionaram a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Ler aqui

Junho 19, 2018 02:12 PM

Resultado das eleições para a Comissão coordenadora distrital de Aveiro do BE

No passado sábado dia 16 de junho, das 15h às 19h, realizaram-se as eleições para a Comissão coordenadora distrital de Aveiro do BE.

90 Votantes. 89 Votos na moção A. 1 Voto nulo. Ler aqui o programa e a lista eleita.

Opinião

É claro que Assunção Cristas tem dificuldades em distinguir o que é propriedade do estado e de um privado. Aliás, em 2014, durante o governo PSD-CDS, lançou um regime de regularização automática de pedreiras que violam regras de segurança, mas ainda assim tem toda a desfaçatez de vir agora apontar o dedo.

Estudos e estatísticas recentes dão sinais alarmantes sobre o atraso social no combate à violência de género. Com efeito, de acordo com o último inquérito da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais, uma em cada 20 mulheres europeias com mais de quinze anos já foi violada. Em Portugal, no ano de 2016, verificaram-se 181 casos de violação, em 90% dos quais as vítimas mulheres.