Surto de Esgana no canil intermunicipal da associação de municípios das terras de Santa Maria
O canil intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria situa-se em Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis.
Este canil é conhecido por ser essencialmente um canil de abate, ou seja, onde os animais recolhidos são abatidos poucos dias depois de lá darem entrada. Como este canil se encontra sobrelotado, sempre que são recolhidos novos animais, outros são abatidos para libertar espaço.
O Bloco de Esquerda soube agora que, para além destas práticas intoleráveis de canil de abate, existe também um surto de esgana neste canil, colocando em risco a saúde e a vida dos animais ali recolhidos.
A esgana é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus que se transmite e propaga através de secreções respiratórias. Esta doença afeta o sistema respiratório, gastrointestinal e neurológico dos cães e cachorros, podendo ser prevenida por vacinação ou combatida com cuidados médicos adequados.
Acontece que estes cuidados não são dados no canil e daí existir este surto de esgana que não está a ser controlado nem combatido. O canil continua a recolher animais e a não fazer isolamento nem tratamento dos animais doentes, pelo que alguns dos animais recentemente recolhidos já foram infetados e alguns morreram já da doença.
Sabemos de uma associação que semanalmente se desloca a este canil para monitorizar o estado de saúde dos animais. Sempre que esta associação questiona o veterinário de serviço no canil intermunicipal, o mesmo responde que o canil não é um hospital e que a única coisa que lhe compete é dar os cuidados de saúde básicos.
Esta situação é por demais intolerável e não pode continuar. Primeiro, é dever de uma sociedade desenvolvida abolir estes ‘canis de abate’, substituindo a prática de morte massiva de animais por práticas de esterilização e adoção responsável.
Em segundo lugar, não podemos permitir que num canil exista um surto de uma doença altamente contagiosa para cães e cachorros, que leva muitos deles à morte, e que não existam medidas de combate ao surto e de cuidado e tratamento adequado aos animais infetados.
Por tudo isto, urge uma resposta do Governo, para esclarecer que medidas serão tomadas de imediato.
O deputado do BE, Moisés Ferreira questionou o governo com carácter de urgência, solicitando medidas céleres para colocar um fim imediato a esta grave situação. Ler aqui
| Anexo | Tamanho |
|---|---|
| esgana.pdf | 408.09 KB |