Share |

Falta de Condições de espera para realização de análises no Hospital S. Sebastião

Falta de Condições de espera para realização de análises no Hospital S. Sebastião

Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que, os utentes do hospital de S. Sebastião, que são convocados para a realização de análises e outros meios complementares de diagnóstico, tem que aguardar pela sua vez no exterior das instalações do hospital, numa zona onde não existe condições para se sentarem ou esperarem abrigados.

Segundo a informação que chegou ao Bloco de Esquerda, muitos utentes são convocados para os mesmos horários (alguns para as 8:10, outros para as 9:10), o que obrigou a que tivessem que esperar no exterior das instalações do hospital, onde não existem condições para fazer essa espera.

Entende-se que, estando ainda a viver uma epidemia provocada pelo novo coronavírus, se evite a aglomeração de muitas pessoas em salas fechadas, em particular pessoas que possam, seja pela sua idade, seja pela sua situação clínica, ser especialmente vulneráveis à Covid-19.

Aliás, neste momento específico, em que a epidemia ainda está ativa, mas em que se recomeça a atividade regular do Serviço Nacional de Saúde, o recomendável será a marcação de exames e consultas para horários específicos e desencontrados de outros utentes, permitindo a deslocação ao hospital sem contato com outras pessoas e, ao mesmo tempo, evitando aglomerações motivadas pela espera.

 Essa foi uma das propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda na iniciativa legislativa que entregou na Assembleia da República com medidas para a recuperação da atividade assistencial do SNS e que deve ser uma das práticas adotadas também no hospital de S. Sebastião para garantir o acesso aos cuidados de saúde ao mesmo tempo que evita tempos de espera e aglomerações.

Além desta medida, e porque pode ser impossível impedir todo e qualquer tipo de espera por parte de utentes, parece-nos que devem ser criados espaços com condições para que essa espera seja feita, no respeito pelas regras de distanciamento e de saúde pública que o momento exige. Os deputados do Bloco já questionaram o governo. ler aqui

AnexoTamanho
ms_espera_para_realizacao_de_analises_no_hospital_de_s._sebastiao.pdf526.25 KB