Empresa Pietec usa argumentos falsos para proceder a despedimento colectivo

A empresa Pietec – Cortiças, S.A., localizada na freguesia de Fiães, concelho de Santa Maria da Feira, avançou recentemente com um processo de despedimento coletivo, justificando-o com falta de encomendas.

Ao abrigo do código de trabalho, os trabalhadores despedidos têm direito a dois dias por semana para procura ativa de emprego.

Acontece que no final do dia de passada 4ª-feira, dia 24 de outubro, o diretor geral da empresa, Valter Neves, reuniu com as trabalhadoras do sector da “escolha visual”, que estão abrangidas pelo despedimento coletivo (16). Nessa reunião, a empresa solicitou às trabalhadoras que não fizessem uso dos dois dias semanais a que têm direito porque a empresa tem muito trabalho e precisa delas a trabalhar. Em contrapartida ofereceu-lhes um prémio de 200 euros caso abdiquem dos dois dias a quem têm direito.

O Bloco de Esquerda já tinha contestado a argumentação da empresa que justificava o despedimento coletivo de 41 trabalhadores. A verdade é que ainda há poucos meses a empresa solicitou a autorização para laboração contínua alegando que precisava de aumentar a produção para fazer face às encomendas. Também há pouco tempo a mesma empresa requereu o estatuto PIN para a ampliação das instalações, comprometendo-se com o aumento dos postos de trabalho.

A situação que agora aqui se relata é mais uma a provar que a empresa não tem falta de encomendas; pretende, apenas e só, despedir trabalhadores que não aceitem a laboração contínua que a empresa quer impor. Se tivesse fata

Se tivesse falta de encomendas – como alega no processo de despedimento coletivo – a empresa teria que pedir às trabalhadoras que aparentemente são excedentárias para abdicar dos seus direitos e ficar a trabalhar porque são necessáiras?

Para o Bloco de Esquerda a posição de hoje da empresa é uma demonstração que esta empresa está a enganar deliberadamente as entidades públicas e o próprio Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

mtss_pietec_corticas_sa_3.pdf698.94 KB