Share |

BLOCO PROPÕE REQUALIFICAÇÃO URGENTE DA LINHA DO VOUGA

BLOCO PROPÕE REQUALIFICAÇÃO URGENTE DA LINHA DO VOUGA

A Linha do Vouga está, desde a assinatura do Memorando da Troika, sob ataque. A intenção, desde início, foi o seu encerramento. Apenas a indignação e contestação popular evitou que o atual Governo avançasse para o seu desmantelamento.

Apesar de não ter sido desmantelada, ela permanece, atualmente, num estado de abandono. A linha que outrora ligou Espinho a Aveiro está hoje partida em três troços, dois deles a funcionar e um deles já abandonado.

É a linha mais lenta do país, fruto do seu traçado, mas também do abandono a que foi colocada: é a única linha de via estreita existente em Portugal, mantém um traçado sinuoso, com curvas apertadas, atravessa inúmeras passagens de nível, muitas ainda sem guarda... Para além disso, ano após ano, a linha enfrenta problemas graves de manutenção. Por exemplo, no último inverno vários pontos do seu traçado ficaram gravemente prejudicados por deslizamentos de terras. A solução encontrada foi baixar a velocidade de circulação para 10km/h em alguns desses troços, em vez de proceder a uma rápida intervenção na Linha.

Com todas estas dificuldades, não deixa de ser surpreendente que a Linha do Vouga continue a ter procura, principalmente nos meses de verão. Ora, isto prova que ela é mesmo importante para a população e para a mobilidade no distrito de Aveiro, podendo ser uma alternativa ao transporte rodoviário. Mas, para isso, necessita de ser modernizada e revitalizada.

Com vista a essa modernização, o Bloco de Esquerda apresentou uma iniciativa legislativa na Assembleia da República, a ser discutida esta semana, onde propõe: 1)alterar o troço da linha do Vouga de via estreita para via larga; 2) proceder à correção do percurso, eliminando curvas de raio estreito; 3) proceder à eletrificação de toda a via; 4) permitir uma ligação à linha do Norte, estendendo a Linha até à Estação Ferroviária de Espinho; 5) garantir a integridade da Linha, mantendo o troço Espinho-Aveiro.

Com estas alterações à Linha, é certo que se garantiria uma revitalização da mesma e um aumento de procura substancial. Basta ver experiências recentes. Uma boa experiência é a da linha de Guimarães (que há poucos anos se encontrava na mesma situação que a linha do Vouga): na linha de Guimarães o número anual de passageiros em 2002 era de 223 mil. Em 2002 e em 2003 que procedeu-se às obras de requalificação da linha e à sua ligação à linha do Norte. Em 2010, mais de 2 milhões de passageiros viajavam anualmente neste troço ferroviário.

Os planos para a Linha do Vouga inscritos no PETI 3+ é claramente insuficiente e não atingirá o que é realmente importante. Lembre-se que o Governo previu uma verba de 3M€ para a automatização de algumas passagens de nível. No entanto, os problemas estruturais da Linha manter-se-ão. Com o plano do Governo apenas se estará a gastar dinheiro numa linha que vai continuar a definhar.

Pelo contrário, a proposta do Bloco de Esquerda ataca os problemas estruturais da Linha e, por isso, pode garantir a sua revitalização e o seu futuro, garantindo que o transporte ferroviário de passageiros possa ser uma solução para a população do distrito de Aveiro. ler aqui a iniciativa legislativa

AnexoTamanho
pjr_vouguinha.pdf479.43 KB