BE quer que o governo aprove a requalificação das urgências do hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira
O Bloco de Esquerda esteve reunido com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga para abordar, entre outras questões, as medidas que estão a ser tomadas para que não se repitam os episódios de rutura no serviço de urgências a que o país assistiu no início de 2015.
Foi informado que para além do reforço da equipa adstrita ao serviço de urgências daquele hospital e para além da criação de uma unidade de internamento transitório com 10 camas, existe um projeto para investimento e requalificação das urgências deste hospital, a ser financiado pelo Programa 2020, e que neste momento está nas mãos da tutela para deferimento.
Ao que foi informado ao BE, esse projeto prevê uma intervenção na sala de observação e diagnóstico, de forma a torna-la maior e mais funcional; prevê ainda a separação da urgência pediátrica e da urgência geral, assim como a criação de uma ‘enfermaria tampão’ com 400m2 e capacidade para 15 camas. Esta última intervenção é da maior urgência, tendo em conta que o Hospital S. Sebastião tem, por regra, uma ocupação muito elevada das camas disponíveis (perto de 100%), o que dificulta em muito a resposta de internamento quando existe um aumento de procura.
Segundo o que nos foi dito, esta obras têm já financiamento garantido, e dependem apenas do parecer positivo da tutela, pelo que solicitamos informação sobre o assunto, tendo em conta a importância e urgência destas intervenções de requalificação.
Para o BE é fundamental a requalificação das urgências do hospital S. Sebastião, só assim se pode melhorar o atendimento aos utentes. O Deputado Moisés Ferreira já questionou o governo. Ler aqui
| Anexo | Tamanho |
|---|---|
| sebastiao.pdf | 349.05 KB |