Share |

BE quer o fim imediato dos abates no canil intermunicipal das terras de Santa Maria

BE quer o fim imediato dos abates no canil intermunicipal das terras de Santa Maria

O canil intermunicipal das terras de Santa Maria, situado em Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, é conhecido por ser um canil de abate, ou seja, um canil onde os animais recolhidos são massivamente abatidos poucos dias depois de terem ali chegado.

Apesar de muitas vezes negarem esta adjetivação de ‘canil de abate’ as entidades locais, nomeadamente os municípios, furtam-se a fornecer os dados concretos sobre esta realidade, pelo que o Bloco de Esquerda solicita ao Governo o número total anual de animais que ali são recolhidos, o número total anual de animais que ali são batidos, bem como o número total anual de animais que ali são entregues para adoção.

Para o BE é urgente implementar novas formas de lidar com a sobrepopulação de animais, proibindo o recurso injustificado e indiscriminado ao abate, nomeadamente ao abate compulsivo como forma de controlo de populações animais. Em alternativa devem ser implementadas medidas que passem pela esterilização e pela adoção consciente de animais de companhia existentes em centros de recolha, como sejam os canis e gatis.

Os municípios devem recusar o exercício de violência sobre os animais existentes nos centros de recolha. O mesmo é dizer que devem ter boas práticas de recolha e boas condições de alojamento e que devem deixar de praticar o abate de animais de forma indiscriminada.

O Bloco de Esquerda considera indispensável acabar com uma realidade vergonhosa ainda existente no nosso país: o abate massivo de animais em centros de recolha municipais ou intermunicipais. Devesse reforçar a prática de esterilização nos centros de recolha, bem como as práticas de devolução dos animais através da adoção.

O deputado do BE, Moisés Ferreira questionou o governo sobre o número de abates que o canil intermunicipal das terras de Santa Maria faz por ano. Ler aqui.

AnexoTamanho
canil.pdf404.84 KB