Share |

BE apresenta projeto no Parlamento para manter hospital de S. João da Madeira no SNS e para que lhe sejam devolvidas as urgências hospitalares

Bloco de Esquerda apresenta projeto no Parlamento para manter hospital de S. João da Madeira no SNS e para que lhe sejam devolvidas as urgências hospitalares

Desde há muito que o hospital de S. João da Madeira está a sofrer com os cortes na Saúde. A perda das urgências ede várias valências, a redução do horário da radiologia ou o encerramento do internamento ao fim de semana foram algumas das medidas que vieram prejudicar, e muito, os utentes que necessitam de cuidados de saúde.

Para além de toda esta destruição, o atual Governo pretende ainda privatizar este hospital, entregando-o à Misericórdia. Se o atual hospital, conforme está, já não serve as necessidades da população, a sua privatização priorará tudo. Privatizar é retirar o hospital às pessoas; é torná-lo apenas acessível a quem pode pagar e é piorar os seus serviços.

No início deste ano, o Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre esta intenção. Na resposta, datada de 9 de março, refere-se que “o Hospital de S. João da Madeira está contemplado na 2ª fase da devolução” dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) às misericórdias.

Fica hoje claro que o anterior Presidente da Câmara Municipal e o PSD passaram muito tempo a mentir à cidade. Castro Almeida anunciou ter obtido um acordo com o Governo para a compra dos terrenos onde se localiza o hospital. O Bloco de Esquerda pediu, por diversas vezes, cópia desse acordo que nunca foi disponibilizado. Prova-se hoje que esse acordo nunca existiu porque o Governo sempre teve a intenção de entregar o hospital à Misericórdia.

Fica também claro que o atual Executivo – também PSD – apenas perdeu tempo e nada fez para manter o hospital público. Aliás, num artigo escrito na última revista municipal, Ricardo Figueiredo diz que “o ano de 2014 foi positivamente marcado pelo início das negociações para a passagem da gestão do hospital para a Misericórdia”. Ora, quem quer defender o hospital público e integrado no SNS não anda em negociações com a Misericórdia. Quem quer defender a saúde e o hospital de S. João da Madeira tem é que exigir do Governo que o hospital não seja transferido para privados.

O Bloco de Esquerda desde sempre se empenhou para que fossem devolvidas as urgências ao hospital de S. João da Madeira e sempre lutou contra a privatização do mesmo. Continuamos a lutar por estas causas. Por isso entregamos um projeto na Assembleia da República que será discutido e votado esta semana.

O projeto do Bloco de Esquerda exige do Governo o cumprimento de seis pontos em relação ao hospital de S. João da Madeira:

1.       Seja mantida a gestão pública do Hospital de S. João da Madeira;

2.       O Hospital de S. João da Madeira mantenha as valências e serviços que atualmente disponibiliza e que estes sejam reforçados;

3.       Se proceda à reabertura do serviço de urgência no Hospital de S. João da Madeira;

4.       Sejam contratadas/os as/os profissionais necessárias/os para a adequada prestação de cuidados à população servida pelo Hospital de S. João da Madeira;

5.       Integre o Hospital de S. João da Madeira na Rede de Referenciação Hospitalar de Urgência e Emergência;

6.       O Hospital de S. João da Madeira seja dotado dos meios financeiros para a prossecução da sua missão. 

Ler aqui o PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1383/XII/4.ª

AnexoTamanho
pjr_hospital_sjm.pdf479.88 KB